Lançado, no exterior, o passaporte brasileiro com validade de até 10 anos

Imagem: Ministério das Relações Exteriores
Em julho de 2015, o consulado brasileiro em Portugal divulgou o lançamento, no exterior, do passaporte brasileiro com validade de até 10 anos,


Conforme o Ministério da Justiça:


« Como o prazo de validade foi dobrado, novos itens de segurança foram implementados. Adotou-se o padrão de criptografia de curvas elípticas brainpool para assinatura digital, proporcionando maior segurança aos dados gravados no chip. Foram realizadas modificações na capa e na imagem invisível fluorescente. 


Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o novo passaporte trará mais segurança e comodidade para os brasileiros que viajam para outros países.

Seguimos um padrão internacional e a cada dia mais brasileiros viajam para outros países. O novo documento possui uma série de mecanismos que trazem mais segurança nas informações e no uso do passaporte”, explicou o ministro. 

O Brasil passou ainda a fazer parte do PKD, o Diretório de Chaves Públicas da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil), o que agilizará a verificação de autenticidade do passaporte brasileiro em postos de controle migratório no exterior e proporcionará maior segurança aos viajantes brasileiros.

O sistema brasileiro de emissão de passaportes também passou por novas adaptações e nova certificação digital, o que garantirá maior segurança ao documento.»


Conforme divulgado pelo consulado brasileiro: 


"O lançamento, no exterior, do novo passaporte brasileiro com validade de 10 anos ocorrerá a partir de agosto, de forma escalonada, em três fases."

"Em meados de agosto, as repartições consulares brasileiras da América do Sul e da América Central serão as primeiras a emitirem os novos passaportes. Esses postos serão seguidos, em intervalos de uma semana, pelos postos na África, Ásia, Europa e Oceania. Finalmente, no início do mês de outubro, os postos da América do Norte completarão o processo." 

No Brasil, o valor da taxa de emissão do novo passaporte passa a ser de R$ 257,25.

Fontes: http://www.justica.gov.br

            http://www.consulado-brasil.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário