Na era do Phubbing


Já ouviu falar em phubbing? Não!?

Imagine um mundo onde os casais se sentam em silêncio. Onde as relações são baseadas em atualizações de `status´ nas redes sociais. Onde a habilidade para falar ou se comunicar frente a frente foi completamente erradicada”. Alex Haigh

A palavra pode ser nova pra você , mas o phubbing está impregnado no nosso dia a dia. O mundo está cada vez mais tecno. A tecnologia mudou tudo, trouxe melhorias, progresso, modernidade, e mudou também drasticamente o comportamento das pessoas, de tal maneira que não conseguimos sequer imaginar sair de casa sem o telemóvel, smartphone, tablet, e por aí vai….E ficar sem internet? Nem pensar! Desespero total!!!
Na minha infância e adolescência, sentar num banco de uma praça e jogar conversa fora , rir de alguma bobagem até sentir a barriga doer , sair pra dançar, tomar banho num rio, ir á casa de um amigo tomar um café e contar piadas, era sinônimo de integração com os amigos, satisfação garantida. Mas hoje em dia, isso está fora de moda, é careta. Acabou-se o diálogo, a integração, estamos vivendo o que chamo de a era pubbinguista e nem sei se essa palavra existe mesmo.

Na moda mesmo, é estar conectado 24 horas pelos 7 dias da semana e isso porque infelizmente a semana só tem 7 dias e um dia só tem 24 horas. Estamos sofrendo uma brutal inversão de valores e prioridades e isso tem afetado consideravelmente as relações.


Se você sai com os amigos e tem alguém que não lhe dá atenção, não interage com a conversa, porque está atento mesmo é ao que está visualizando no celular ou tablet, e/ou teclando com outras pessoas, esse alguém está fazendo phubbing. O Phubbing na realidade é uma prática anti social, ou seja, antigamente seria chamado mesmo era de “ falta de educação”.

Phubbing é uma mistura entre as palavras Phone e Snubbing que significa “esnobando”, ou seja, traduzindo, nada mais é, do que, ignorar os outros com o telemóvel. Isso mesmo! Viu como isso está realmente impregnado no nosso dia a dia?

Você sabia que:

• A palavra Phubbing já foi incluída no dicionário na Austrália, que é o país onde a palavra foi criada.

• Conforme o dicionário, phubbing é : O ato de segurar um telemóvel num ambiente social de duas ou mais pessoas, interagindo com o telemóvel e não com as pessoas em questão.

• Foi o australiano Alex Haigh de 23 anos que ao observar este tipo de comportamento apelidou-o de phubbing. E a coisa tá tão feia que ele criou a Campanha Stop Phubbing com o objetivo de incentivar as pessoas a deixarem seus aparelhos de lado e estarem mais presentes no círculo social.


Sem comentários:

Enviar um comentário