Termos dos dermocosméticos , sabe o que são e para que servem?



Hoje em dia, uma variedade enorme de dermocosméticos tem invadido as prateleiras das farmácias e os produtos chegam até nós com compostos que nunca ouvimos falar e não fazemos a menor idéia do que são e para que servem. Aí vem aquela dúvida, qual produto escolher se as utilidades são muito parecidas e o que diferencia é apenas um composto?
Hipoalergênicos: São produtos livres de substâncias que possam causar reações alérgicas. Embora tenham baixa probabilidade de provocar alergias, não existe 100% de garantias que de repente alguém não vá ter alergia a algum componente do produto. São super indicados para peles sensíveis. 

Antialérgicos: São medicamentos com a função de tratar as reações alérgicas. Os Hipoalergênicos previnem que as reações alérgicas aconteçam e os Antialérgicos tratam as reações alérgicas. 

Anfótero: É uma substância que pode se comportar como um ácido ou como uma base. Seu comportamento depende do outro reagente presente, ou seja, se estiver na presença de um ácido se comporta como uma base, se estiver na presença de uma base, se comporta como um ácido. Anfótero é um tensoativo ( agente espumante), usado em produtos mais suaves e menos irritantes. Sua ação promove ao produto leveza, brilho e evita a irritação. 

Dermocosméticos: Segundo os dermatologistas “São produtos com ativos farmacológicos que agem nas camadas mais profundas da pele, produzindo melhorias de dentro pra fora. Por isso estão no intermédio entre os medicamentos e os cosméticos.” Não possuem corantes, fragrâncias, são hipoalergênicos, não obstruem os poros e alguns são produzidos com água termal. Os dermocosméticos tratam a pele, enquanto que os cosméticos agem superficialmente disfarçando uma mancha ou acne. As linhas mais conhecidas de dermocosméticos são Avène, Roc, La Roche Posay , Vichy , Biomarine e Eucerin. 

Parabenos: São compostos químicos usados como conservantes. Estão presentes em determinados alimentos, medicamentos, cosméticos. Podem provocar alergias, disfunção hormonal, alterações na pele, entre outros efeitos nocivos. Os mais comuns são o metilparabeno, o propilparabeno, o butilparabeno e o etilparabeno. Portanto, dê preferência aos produtos que não contenham parabenos. 

Matificar: Significa seco, sem vestígios de oleosidade. Portanto, pele matificada significa pele sequinha, sem oleosidade. 

Água Termal: É uma água rica em minerais contidos nas rochas. Tem menos sódio na composição, é mais rica em selênio, cálcio e manganês e normalmente é encontrada nas temperaturas entre 37 e 50 graus. Devido a essa alta concentração de minerais hidratam e nutrem muito mais a pele, além de estimular a renovação celular e defesas antioxidantes naturais da pele. 

Água Micelar: Segundo os dermatologistas, é uma emulsão de limpeza de alta tecnologia cuja fórmula combina água ( termal ou floral) com moléculas de limpeza solúveis em água e óleo , semelhante à composição da própria pele, gerando micelas que absorvem as partículas de sujidade e as eliminam. Remove as impurezas sem agredir ou irritar a pele porque em sua fórmula não contém álcool, parabeno, corante, perfume ou sabão. Hidrata a pele, substitui o tônico, o demaquilante ( Embora tenha essa função, se a maquilhagem for mais pesada e à prova d’água, o ideal é usar produtos tradicionais) e funciona como gel de limpeza para peles mais finas . Não precisa enxaguar.

Não Comedogênico: " Comedão" é o nome científico do cravo. A expressão é dada para produtos que não favorecem ou aumentam a obstrução dos poros, provocando a produção de cravos e por isso podem ser usados em peles oleosas", afirma a dermatologista Mariana Panzardi, da Academia Brasileira de Estética. 

Oil Free: 'Oil free', como o próprio termo diz, é um produto livre de óleo. Mas isso não quer dizer que ele não possa provocar o surgimento de cravos e espinhas", esclarece Mariana Panzardi, da Academia Brasileira de Estética. 

Colágeno: Substância produzida naturalmente pelo organismo e que dá sustentação às células sendo responsável por conferir firmeza e elasticidade. 

Ácido retinóico: Composto derivado da vitamina A, bastante utilizado para combater o envelhecimento, estimula a produção de colágeno, atenua as rugas, promove a esfoliação da pele, sendo também eficaz no tratamento de manchas e da acne. 

Antioxidante: São substâncias que combatem os radicais livres, mantendo a saúde da pele, retarda o envelhecimento e previne doenças. Os alimentos são a melhor fonte de antioxidantes (frutas, legumes, verduras e hortaliças), mas também podem ser encontrados em medicamentos e produtos de cosmética. 

Radicais Livres: São substâncias tóxicas produzidas pelo organismo durante a queima do oxigênio pelas células, que em condições normais, ele próprio se encarrega de neutralizar. O oxigênio, alimentos que contêm agrotóxicos, aditivos, stress, cigarro, álcool, são exemplos de produtores de radicais livres no nosso organismo. 



Sem comentários:

Enviar um comentário