Viver numa ilha - Ilha do Farol, Portugal

"Do lado de cá, a vista é bonita

A maré é boa de provar

Do lado de cá, eu vivo tranquila

E o meu corpo dança sem parar

Do lado de cá, tem música, amigos e alguém para amar

Do lado de cá"

Chimarruts


E o caribe é logo alí no Algarve.....

Viver numa ilha é sinônimo de paz, tranquilidade e qualidade de vida. A areia branquinha, a água límpida,o cheirinho de mar, o barulho do vai e vem das ondas, o vôo das gaivotas e um lindo pôr do sol no fim do dia! Privilégio de poucos.

Foto: Glau Malves
Mudamos para cá no verão, época em que os turistas estão por todo lado em Portugal, e aqui na Ilha do Farol, não seria diferente. O conjunto de ilhas localizado entre, a Ria Formosa e o Oceano, é composto por: Ilha de Faro ,Armona, Ilha da Culatra, Ilha do Farol, Hangares e Deserta. 

Foto: Glau Malves
Ilha do Farol: Situada na Ilha da Culatra, recebe o codinome de Ilha do Farol porque é a ilha onde está localizado o Farol de Santa Maria, edificado em 1851 e conta com uma torre de 46m. O  Farol está aberto a visitação todas as quartas-feiras à tarde, nos seguintes horários: verão das 14 ás 17h e inverno das 13:30 ás 16:30h. Da torre, temos uma vista maravilhosa da ilha e da Ria Formosa!


Imagem: Internet
                                             
A Ilha do Farol, tem um elevado índice ocupacional, durante o verão. Como na Ilha da Culatra, o turismo é um dos recursos do local. A ilha conta com um posto de primeiros socorros que funciona durante o verão, uma lavanderia, um apoio balnear e dois apoios de praia, serviço de nadadores salvadores, um mini mercado, 2 restaurantes, bares, estação de Salva vidas (ISN) e no geral ,uma boa infraestrutura.

Onde Comer 

Foto: Glau Malves

Na ilha existem 2 restaurantes: restaurante da Associação e restaurante À do João, mas os bares Cais Aqui, Bar da Ponte e o Quiosque da Associação, também dispõe de refeições.


Quiosque da Associação
Imagem: Internet
Bares Cafés
Imagem: Internet
Logo na entrada da ilha temos 3 bares em madeira e chapa: Casinha dos gelados, Cais Aqui e Bar da Ponte, que funcionam somente durante o verão. Numa localização privilegiada e um ambiente agradável, o Cais Aqui, é um bar onde os clientes podem apreciar o pôr-do-sol, enquanto esperam o barco da carreira. Saboreando um petisco e bebendo um drink ,com direito a Dj ou música ao vivo.

Mar a Mais

Mar a Mais
Fotos: Glau Malves
Mar a Mais : É um bar de praia em madeira com teto em palhinha, muito conhecido por suas noites temáticas, como por exemplo,a noite branca, excelente ambiente e atendimento, decoração criativa, música alegre e variadas opções de sandes, saladas, petiscos e bebidas. o Mar a Mais é um local muito procurado durante o verão. No bar também existe uma pequena lojinha com T-Shirts, Chapéus, canetas e outros souvenirs.

Foto: Glau Malves
O Mar a Mais, também dispõe de aluguel de guarda-sol + 2 espreguiçadeiras. Preço a consultar no local.

Como chegar 
Fotos: Glau Malves
As ilhas são acessíveis somente por barco, com exceção da Ilha de Faro que também tem acesso de carro. Durante todo o ano, existem ligações desde Olhão, a partir do cais T, através das carreiras marítimas de caráter regular, serviços de passeios de barco pela ria ou por Mar táxi.

Partindo de Olhão, o trajeto dura cerca de 40 minutos, com a primeira paragem na Culatra e depois no Farol. Do Farol ,o barco volta a Olhão. Olhão é um município no distrito de Faro, Algarve. O embarque para as ilhas da Armona, Culatra e Farol, como citei ,é realizado no cais T ( é como é chamado o cais de embarque em Olhão).



Passeios Ria Formosa
Foto: Glau Malves


 Em Olhão existem empresas que fazem passeios na Ria Formosa durante todo o ano.


De junho a setembro, passa a ter a carreira de Faro, com partidas do Cais da Porta Nova (Portas do Mar). Partindo de Faro, o trajeto dura cerca de 40, 45 minutos, com a primeira paragem na Ilha do Farol e depois na Culatra.

Imagem: Internet

Nos demais meses do ano, quem quiser ir das Ilhas da Culatra e Farol diretamente a Faro, tem de ir de barco até Olhão e de lá ir de carro, comboio ou no autocarro da carreira regular. Outra opção durante o período escolar, é utilizar o barco que faz o transporte dos jovens das ilhas que estudam em Faro, entretanto, os horários são de acordo com os estabelecidos pelas escolas, já que o transporte é destinado aos alunos. 


                               Hangares


Durante a Primeira Guerra Mundial, foram construídos dois Hangares utilizados para abastecer os hidroaviões da guerra. Com o fim do conflito mundial e após vários anos de inatividade, a Guarda Fiscal estabeleceu-se no pequeno povoado para controlar o contrabando que chegava pelo sul à Portugal.

Os Hangares, é uma pequena povoação na Ria Formosa, cercada a arame farpado, localizada entre a Ilha da Culatra e do Farol. Apresar de possuir um cais, não existe transporte regular para os Hangares, sendo necessário  ir de Mar táxi ou desembarcar na Ilha da Culatra ou do Farol, e fazer o percurso  a pé pela praia em dias de maré vazia. De junho a outubro, o barco privado do Hotel Real Marina realiza passeios turísticos fazendo o percurso, Culatra, Hangares, Farol e Deserta. 

Fonte: Expreso.pt



Serviços de Mar Táxi

Foto: Glau Malves

O que mais temos na ilha do farol.....
Realização de casamentos à beira mar...



Foto: Glau Malves


Sacos para cocó do cão...



Foto: Glau Malves



Uma bilheteira localizada próximo ao cais...



                                              Foto: Glau Malves




                                                 Foto: Glau Malves

O trator da Associação para transportar as cargas mais pesadas..

                                              Foto: Glau Malves

                       

Mas nem tudo é apenas sol, mar e vidinha boa. Existe também o outro lado da vida de um ilhéu....Em virtude de vivermos geograficamente isolados, temos algumas limitações como:


  • Redução dos horários das carreiras durante o inverno;
  • Dificuldade em conseguir trabalho devido os horários do último barco, com partida de Olhão ás 19:30h no verão e 18:30h no inverno;
  • Tudo tem de ser transportado pelos barcos.
  • Se quiser participar de alguma atividade à noite, como por exemplo ir ao teatro, cinema, jantar com amigos, é necessário utilizar os serviços de mar táxi que custam 30€ (Olhão-Ilha do Farol), com acréscimo de 5€ referente à taxa noturna a partir das 22h.
  • A retirada médica em casos de urgência da população residente nas ilhas, é realizada por uma embarcação salva-vidas, após ter sido acionado o 112.

Para mais informações:


Veja também o post: Viver em Sagres - Portugal

Atualizado em Março de 2017

2 comentários: