Curiosidades da China e Japão

As plantas, principalmente as flores, tem um significado especial, cercado de simbolismo nos países orientais, principalmente Japão, China e Índia.  A primavera, é uma das estações mais celebradas em todo o mundo, especialmente, na China e Japão. Geralmente, ouvimos muito falar em Flor de cerejeira, Ginko Biloba, Crisântemo e flor de Lótus, entre muitas outras. Sou fascinada com a Flor de Lótus, uma Flor que surge em meio a lama e representa a pureza espiritual. Conheça um pouco do simbolismo que cerca essas plantas.

Ginkgo Biloba
É considerada um símbolo de longevidade, esperança, superação e paz. No outono, suas folhas ganham uma coloração dourada. É símbolo de longevidade, porque uma árvore ginkgo biloba pode viver mais de 2 mil anos e ganhou o apelido de “fóssil vivo” por ser considerada uma das árvores mais antigas do mundo.

"Uma árvore de 1.400 anos na China tem atraído milhares de pessoas às montanhas Zhongnan. Todos os anos durante o outono no hemisfério Norte as folhas da ginkgo biloba caem, formando um tapete amarelo no pátio do templo budista Gu Guanyin." (Via Awebic)





Flor de cerejeira 

É a flor símbolo do Japão, onde existe mais de 300 variedades de cerejeira. Também conhecida como "Sakura", é uma flor que significa beleza feminina e simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança. A cerejeira fica pouco tempo florida, por isso suas flores representam a fragilidade da vida, cuja maior lição é aproveitar intensamente cada momento, pois o tempo passa rápido e a vida é curta.


Crisântemo


É considerada uma flor que simboliza o Outono, pois é durante essa estação que o seu desabrochar se torna mais intenso, além de também ser considerada o símbolo do sol, por causa da perfeição e maestria de como abre suas mais de 300 pétalas, o que lhe proporciona uma aparência única, distinta e elegante.


Flor de Lótus

A flor de lótus é um tipo de lírio d’água, cujas raízes estão fundamentadas em meio à lama e ao lodo de lagoas e lagos. O lótus vai subindo à superfície para florescer com notável beleza. Significa pureza espiritual, e o simbolismo está especialmente nesta capacidade de enfrentar a escuridão e florescer tão limpa, e tão bonita. 


Cada cor, tem uma simbologia diferente. A Vermelha, simboliza o amor e compaixão, a Azul, simboliza a sabedoria e conhecimento, a Branca, simboliza o espírito, a mente e a pureza, a flor de Lótus Rosa, é a mais importante e especial por estar diretamente relacionada a Buda. É uma flor que representa um mistério para a ciência, que não consegue explicar a característica própria que possui de repelir microorganismos e partículas de pó.

Sem comentários:

Enviar um comentário