Um Brasil Perfumado


Depois que pesquisei sobre os melhores perfumes do mundo em 2015, fiquei curiosa para saber qual país seria o maior consumidor de perfumes do mundo. O Brasil, é o maior consumidor de perfumes do mundo, sendo o Nordeste o maior consumidor do país. Segundo Renata Ashcar,especialista em perfumes:"Trata-se da herança das nossas origens indígenas e africanas, que têm raízes profundas na higiene (banho) e a perfumação do corpo e da alma" e conforme Andréa Mota, diretora de marketing e vendas de O Boticário: "O consumo está mais relacionado a costumes regionais do que à renda".
As mulheres são as responsáveis por grande parte de compra das fragrâncias no Brasil, e o consumo se concentra principalmente nas marcas populares, pois embora o brasileiro também tenha interesse em marcas importadas como Gucci, Lancôme, Versace, Chanel e Dior, a alta carga de impostos aplicada no Brasil, encarecem muito os perfumes importados.

Conforme matéria da revista Forbes em novembro de 2014, «"O Brasil é o terceiro maior mercado mundial de beleza e higiene pessoal, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão e conseguiu, a quatro anos, tornar-se o maior consumidor de perfumes do globo". Os grandes criadores de fragrâncias tem os olhos voltados para:
  • Estados Unidos, que é o maior comprador de perfumes de luxo do mundo
  • Ásia, e seu fascínio crescente pelo consumismo e do abastado Oriente Médio
  • Brasil, com mais de 200 milhões de habitantes e pelo menos um perfume presente na vida de 89% da população (segundo a Abihpec).
Ainda segundo a Forbes, a Natura e O Boticário, são as grandes líderes da categoria no Brasil. 

"As mesmas casas de fragrância que desenvolvem os melhores perfumes do mundo são as que criam os nossos produtos. Quem desenha Bvlgari desenha O Boticário”, garante Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário e sócio da companhia.»


Fonte: Forbes e Estadão caderno de Negócios




Sem comentários:

Enviar um comentário